De pequenino se torce o pepino

sexta-feira, 9 de novembro de 2007


A Escola de Futsal substitui a escola da rua e dos descampados. O seu papel é desportivo, educativo e social. É um complemento importante da família da escola. Quer sejas tímido, colérico, desajeitado, calmeirão, solitário, caloroso, bom em matemática ou mau em ditado ... Quer tenhas medo de ser desajeitado ou lento como uma tartaruga ... a escola de Futsal ajuda-te a progredir, a modificar o teu comportamento, a aproveitar as tuas qualidades, a minorar os teus defeitos, tendo em conta a evolução lógica do teu corpo e do teu espirito.

Deves integrar-te num grupo, aprender as regras da solidariedade, respeitar os horários, encontrar o teu equilíbrio sem contrariar a equipa - é o papel social da escola de Futsal.
Aprendes os princípios fundamentais da técnica, conheces tácticas, desenvolves as tuas capacidades físicas – é o papel desportivo da escola de Futsal.

Deves aprender as regras de conduta desportiva tais como a honestidade, o respeito pelo treinador ou pelo árbitro – é o papel educativo da escola de Futsal.

(texto adaptado do Livro Michael Deshors, “O Futebol”)

Não queria que esta mensagem passasse em claro até porque existe uma Escola de Futsal, no nosso concelho, denominada por Associação Escolinhas de Desporto Antero destinada a todos os rapazes e raparigas.